‘O Agente Secreto’, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura
Divulgação
O ator Wagner Moura voltou a aparecer na lista de possíveis indicados ao Oscar 2026 feita pela revista americana “Variety”. Na quinta-feira (2), o brasileiro apareceu como principal aposta para nomeação ao prêmio de Melhor Ator, por seu trabalho em “O Agente Secreto”.
Além de Wagner, aparecem em destaque os atores Leonardo DiCaprio por “Uma batalha após a outra”, Dwayne Johnson por “Coração de lutador – The smashing machine”, Ethan Hawke por “Blue Moon”, e Timothée Chalamet por “Marty Supreme”.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” é o filme escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional, vencida neste ano por “Ainda Estou Aqui”.
Apesar da divulgação oficial dos indicados acontecer apenas em janeiro de 2026, a “Variety” começa a fazer apostas no ano anterior, baseadas na repercussão dos filmes, outras premiações e avaliações da crítica especializada. As previsões são atualizadas semanalmente.
Vitória em Cannes
O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio de Melhor Ator em nome do ator brasileiro Wagner Moura pelo filme “O Agente Secreto” durante a Cerimônia de Encerramento da 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, sul da França, em 24 de maio de 2025.
Sameer AL-DOUMY / AFP
Em maio, “O Agente Secreto” fez história ao vencer dois prêmios no Festival de Cannes, uma das maiores premiações de cinema do mundo. Wagner Moura levou o troféu de Melhor Ator, e Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de Melhor Diretor.
Embora não garantam a indicação, ambos os troféus fortalecem o longa para a corrida do Oscar 2026, já que o Festival de Cannes é considerado um dos principais termômetros para a premiação americana.
Ambientado durante a ditadura militar no Brasil, “O Agente Secreto” conta a história de um professor que se muda para o Recife e descobre que está sendo espionado.
O Agente Secreto
Assista ao trailer de ‘O Agente Secreto’
“O Agente Secreto” estreou no Festival de Cannes no dia 18 de maio e foi aplaudido por cerca de quinze minutos.
Na imprensa internacional, o filme chegou a ser definido como “thriller maravilhoso”, “obra-prima” e “monumental”.
Essa foi a primeira vez que o Brasil levou dois prêmios em uma mesma edição do Festival de Cannes. “Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco”, disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção.
Wagner Moura leva prêmio em Cannes de melhor ator pelo filme ‘O Agente Secreto’
Veja quando o filme brasileiro deve estrear no Brasil
Fonte: G1 Entretenimento