Levantamento mostra que oito cidades do TO já estão com aulas presenciais e mais 12 retomam nesta terça-feira (1º)

0
64

Outras seis cidades devem começar na próxima semana e mais 93 devem acompanhar o calendário estadual, iniciando o ano letivo em 14 de fevereiro. Maioria das cidades ainda não retomou aulas presenciais no Tocantins
TV Globo/Reprodução
Um levantamento realizado pela União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) mostra que são poucas as cidades do Tocantins que já deram início ao ano letivo 2022 de forma presencial. Dos 139 municípios do estado, apenas oito já estão com as atividades.
Ainda conforme as informação da Unsime, outros 12 municípios devem começar aulas presenciais nesta terça-feira (1º) e mais seis no inicio da próxima semana, em 7 de fevereiro. A grande maioria das prefeituras (93) optou por seguir o calendário estadual, retomando apenas no dia 14 de fevereiro. Veja a lista:
Já deram início às aulas
Tocantínia
Couto Magalhães
Cariri do Tocantins
Carrasco Bonito
Colinas do Tocantins
Gurupi
Oliveira de Fátima
Palmas
Em Tocantínia o início das aulas foi no dia 12 de janeiro e em Couto Magalhães no dia 17. Todas as demais retomaram as aulas nesta segunda-feira (31).
Começam no dia 1º de fevereiro (terça-feira)
Bandeirantes do Tocantins
Carmolândia
Dianópolis
Ipueiras
Itapiratins
Paraíso do Tocantins
Porto Nacional
Rio da Conceição
Sampaio
Santa Rosa do Tocantins
Santa Terezinha do Tocantins
Silvanópolis
O levantamento não foi respondido por 10 das cidades procuradas. Outras sete disseram que optaram por manter as aulas em formato remoto neste primeiro momento.
As 93 cidades que começam as aulas no dia 14 de fevereiro relataram que o atraso é principalmente por preocupações com a Covid-19 e também por causa dos danos causados pelas enchentes do começo do ano. A Undime disse que “apoiará o retorno das aulas de acordo com a realidade de cada município e ressalta a importância do planejamento para o retorno presencial seguindo os protocolos de segurança”.
Mais cedo, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) manifestou preocupação com o retorno presencial e pediu que as autoridades de saúde se mantenham vigilantes. Em Palmas, a prefeitura anunciou que deverá fazer a vacinação de crianças nas escolas a partir desta semana.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins