Prefeitura de Xambioá cancela festas de carnaval por causa do aumento nos casos de Covid

0
73

Cidade tem uma das festas de Momo mais tradicionais no norte do Tocantins e costuma atrair até 6 mil foliões por noite. Festa do tradicional ‘Bloco dos Sujos’ em Xambioá no carnaval de 2018
TV Anhanguera/Reprodução
A Prefeitura de Xambioá, no norte do Tocantins, anunciou o cancelamento das festas de carnaval na cidade pelo segundo ano consecutivo. O motivo, como em outros municípios do estado, é o aumento no número de casos de Covid-19. A folia em Xambioá é uma das mais tradicionais do norte tocantinense e costuma atrair cerca de seis mil visitantes por noite.
Além da Covid, a prefeitura também lembrou o alerta por causa do vírus H3N2 e também uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que as festas não fossem realizadas.
“A vacinação contra Covid-19 em Xambioá já alcançou já alcançou o índice de mais de 87% de pessoas vacinadas, no entanto não é o momento de relaxarmos na luta contra o contágio do novo coronavírus”, diz a nota.
“Devemos esperar mais um pouco para tomamos as ruas nos nossos festivos carnavais, por enquanto vamos continuar com as medidas de proteção, lave bem as mãos, use máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, completa o texto, que é assinado pela prefeita Patrícia Evelin.
Outros carnavais tradicionais do estado, como o de Gurupi, já tinham anunciado cancelamentos. A Prefeitura de Palmas também informou que não terá programação de festas e nem o Capital da Fé, que costuma ser realizado no mesmo período do carnaval. Araguaína também não terá programação de festas.
Em Xambioá, uma das características mais marcantes da folia de Momo é o ‘Bloco dos Sujos’, que existe há quase 50 anos e costuma abrir a festa. Os participantes atiram polvilho e farinha de trigo em uns nos outros enquanto caminham pelo circuito.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins