Esgoto vaza para rua e moradores da região sul de Palmas reclamam do mau cheiro

0
39

Situação ocorre no setor Morada do Sol 3 e quem mora na rua MS 14 também teme que o vazamento cause doenças à população. Moradores do Morada do Sol 3 tem sofrido com esgoto escorrendo na porta de casa
Há quase um mês, moradores do setor Morada do Sol 3, localizado na região sul de Palmas, estão convivendo com cheiro de esgoto que está passando por perto das casas. Isso porque uma obra da prefeitura teria danificado a rede, e os dejetos passaram a cair na rua MS 14.
“Está sendo uma coisa terrível, um mau cheiro. Ficou uma coisa que desassossegou os moradores porque aqui quando dá à tarde, ninguém aguenta a ‘catinga’ aqui na porta de casa”, reclamou o lavrador José Pereira da Silva, que mora na rua.
Os moradores disseram que no local onde está vazando o esgoto, passa um cano da rede de esgoto que estava sinalizado e protegido por concreto. Agora, a proteção está quebrada e a estrutura teria sido danificada durante obra de terraplanagem, há cerca de um mês.
Algumas ruas do bairro estão recebendo asfalto, mas na MS 14, as obras pararam logo após o cano ser danificado, segundo a população.
Vazamento começou após tubulação estourar na rua MS 14
TV Anhanguera/Reprodução
O vazamento está bem na porta da casa de Maria da Conceição Souza, que agora tem medo de tirar o carro da garagem. “Atrapalha eu sair. Não saí mais com o carro por medo de cair no bueiro, que está quebrado, e atrapalha porque o fedor é muito forte. A gente pediu aos trabalhadores para arrumar e eles não arrumaram. Disseram que voltavam no dia seguinte e até hoje não apareceu ninguém”, disse a dona de casa.
Medo de doenças
Os moradores da rua contaram que o volume do esgoto que vaza do cano quebrado aumenta no fim do dia e além do problema de mau cheiro, eles temem que a situação causa problemas de saúde.
Recentemente, a aposentada Ireny Nogueira pisou sem querer na água, e correu para lavar o pé por medo de contaminações. “Meu calçado eu deixei lá para lavar ainda, com medo de pegar contaminação”, contou.
“Eles tinham era que começar o serviço e acabar para não deixar esse mau cheiro”, completou o aposentado Antônio Melo, que também mora na rua e se incomoda com a situação.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que o problema na rua MS 14 é um entupimento no canal de esgoto que, para resolver, a construtora responsável pela obra acionou a concessionária de esgoto para manutenção na rede.
Até o fechamento desta reportagem, a BRK Ambiental não se posicionou sobre o problema.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins