Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça falou durante entrevista à TV Anhanguera. Mudança no comando ocorreu em meio a uma onda de assassinatos em Palmas. Comandante da PM fala sobre os desafios da gestão
O novo comandante da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, afirmou que pretende aumentar o policiamento ostensivo nas ruas da capital para dar mais sensação de segurança à população. Nesta terça-feira (30), durante entrevista à TV Anhanguera, ele também prometeu reativar destacamentos no estado.
Márcio Antônio assumiu o cargo no último fim de semana, no lugar do coronel Júlio Silva Neto. A troca de comando na polícia ocorreu em meio a uma onda de violência e assassinatos em Palmas. Até o último sábado tinham sido 18 mortes apenas em agosto.
“Em relação ao que compete à Polícia Militar, que é o policiamento ostensivo, a segurança virá à medida que a gente colocar os policiais na rua, aumentar a ostensividade […] Não existe uma melhor forma de ser ostensivo do que colocando a polícia na rua e é isso que a gente pretende fazer. A gente pretende intensificar esse policiamento em todas as áreas e proporcionando a sensação de segurança para a população”, afirmou o novo comandante.
Na noite desta segunda-feira (29) a PM voltou a fazer uma operação de policiamento em Palmas. As equipes foram distribuídas nas ruas e centros comerciais, realizando policiamento preventivos, bem como, abordagens a pessoas.
Segundo o coronel, foram 22 viaturas com 50 homens a mais trabalhando nas ruas da capital.
Novo comandante da PM, coronel Márcio Barbosa
Reprodução/TV Anhanguera
“As operações ocorreram nos últimos dias e tivemos noites que não teve nenhuma ocorrência, ocorrência zero. Está mais do que provado que polícia na rua a criminalidade diminui. Não tem outra fórmula, vamos tentar suprir as deficiências de efetivo, mas sempre procurando aumentar o efetivo na rua”, disse.
Para aumentar esse efetivo a PM tem utilizado policiais do serviço administrativo e os alunos-soldados, que estão no curso de formação, mas já trabalham no policiamento por meio de estágio.
Reativação de destacamentos
O comandante afirmou que o primeiro passo do plano, que pretende executar, é reativar destacamentos em cidades do interior que estão com o policiamento ‘precário’.
“Nenhuma cidade está sem policial 100%. O que acontece é que algumas localidades onde o policiamento está bem precário, o efetivo está bem escasso, a viatura acaba cobrindo uma ou mais cidades, mas nunca fica sem policiamento”.
Com a formatura dos novos policiais, prevista para dezembro, o objetivo dele é reativar todos os destacamentos. “Feito isso, fortalecer as especializadas e intensificar o policiamento comunitário. Todo esse conjunto vai proporcionar uma polícia de qualidade, uma polícia de excelência”, afirmou.
Onda de violência
Só no mês de agosto 18 pessoas foram assassinadas em Palmas. No mesmo período do ano passado foram dois homicídios. Entre as vítimas estão duas pessoas que foram carbonizadas e um garçom que teria sido morto por engano.
LEIA TAMBÉM:
Noite violenta termina com mortos e feridos em Palmas
Onda de violência continua e homem é baleado em casa na região sul de Palmas
Quatro são presos e menor é apreendido por suspeita de envolvimento em homicídios
Análise de armas vai mostrar se grupo preso em Palmas foi responsável por assassinatos
Palmas registrou 16 assassinatos no mês de agosto; saiba quem são as vítimas
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins