Documento tem 48 páginas e está dividido em cinco eixos com propostas para quatro anos de mandato. Candidato diz que plano apresenta propostas para “mudança segura sem aventura”. Candidato Ronaldo Dimas (PL)
Wilton Dias/TV Anhanguera
Candidato ao governo do Tocantins pelo Partido Liberal, Ronaldo Dimas, registrou seu plano de governo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento tem 48 páginas e está dividido em cinco eixos com as propostas para quatro anos de mandato, se for eleito.
Veja tudo sobre Eleições no Tocantins
“Este plano de governo apresenta propostas para o Tocantinense viver uma mudança segura sem aventura, traçando as linhas de desenvolvimento em todos os setores, visando, acima de tudo, o bem-estar do cidadão”, diz a apresentação do documento.
Os eixos propostos pelo candidato foram divididos em subtemas, com propostas especificas para cada um.
Veja o plano completo
Viver com qualidade e dignidade
Neste eixo estão listadas propostas para saúde, segurança pública e defesa social, proteção social e direitos humanos, esporte, lazer e cultura.
Na área da saúde são apontadas 45 ações propostas pelo candidato, dentre as principais estão a regionalização dos serviços de média complexidade, redução dos prazos para consultas e exames, assim como a ampliação das cirurgias eletivas.
Dimas também propõe ampliar o Hospital Geral de Palmas, transformar o Hospital de Araguatins em uma maternidade para o Bico do Papagaio, converter o Hospital de Augustinópolis em hospital universitário da Unitins e construir o Hospital Geral de Araguaína.
A segurança pública e defesa social têm como propostas instrumentalizar os órgãos de segurança, realização periódica de concursos e ampliação do efetivo da Polícia Militar. O candidato ainda promete criar um banco de dados de criminosos e implantar videomonitoramento em todos os acessos das cidades.
Para a área de esporte e lazer as principais propostas são criar um projeto de estímulo às práticas esportivas, criar um circuito estadual de pesca esportiva e fechar a pesca profissional artesanal nos rios que banham o Tocantins durante o ano todo.
A cultura tem como propostas construir e equipar o teatro do estado, criar um calendário de festejos tradicionais e promover ações para a produção cultural.
Educação com qualidade social
Esse eixo foi divido pelo candidato em três subtemas: Educação, Ensino superior de qualidade e Ciência, tecnologia e inovação.
O plano de governo de Ronaldo Dimas propõe construir novas escolas de tempo integral, climatizar 100% das escolas públicas estaduais, implantar cursos profissionalizantes no ensino médio, entre outras.
Para o ensino superior as principais propostas são implantar novos polos da Unitins, assegurar o acesso à permanência dos alunos, ofertar cursos superiores de tecnologia e fomentar o estabelecimento de redes de pesquisa.
Na área de ciência, tecnologia a intenção é fomentar editais de pesquisa e inovação, ofertar bolsas de pesquisa de longa duração e estabelecer uma incubadora de empresas inovadoras.
Desenvolvimento econômico e sustentável
Esse eixo foi subdividido pelo candidato entre os tópicos de logística, desenvolvimento rural, economia sustentável e comunitária, turismo, desenvolvimento regional, habitação, política de meio ambiente e saneamento.
Uma das principais propostas é recuperar a malha rodoviária pavimentada no estado, além e apoiar os municípios na recuperação das estradas vicinais e construção de pontes de concreto. O candidato diz que vai estudar a viabilidade de construir novas pontes, rodovias e federalizar alguns trechos, assim como estimular o modal hidroviário.
Para o desenvolvimento rural prometeu realizar um programa de fomento para aquisição de equipamentos agrícolas e implantar programas de lavoura e hortas comunitárias. No turismo a principal proposta é melhorar a infraestrutura e logística nas principais regiões turísticas do estado, como o Jalapão, Cantão e as Serras Gerais.
O eixo ainda propõe descentralizar recursos estaduais, criando um programa que vai destinar 2,5% do orçamento anual para desenvolvimento dos municípios. Na habitação há proposta de construir casas populares nas zonas urbanas e rural.
Estado parceiro e empreendedor
Ronaldo Dimas ainda fez propostas para as áreas de empreendedorismo, política tributária, indústria, minas e energia.
As ações propostas estão voltadas principalmente para incentivos, apoio e colaborações, mas há promessas como rever as regras tributárias e reduzir a tributação sobre IPVA de táxi e mototáxi.
Gestão eficiente e transparente
O último eixo do plano de governo é voltado para como promover uma gestão eficiente e transparente. Dimas propõe uma revisão e avaliação de desempenho das estruturas administrativas e promover capacitação dos servidores.
O candidato prometeu fazer concursos públicos conforme a necessidade da administração e cumprir o PCCR – Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos do Poder Executivo, entre outas ações. Em questão de transparência, afirmou que vai estruturar a ouvidoria estadual e garantir acesso a informações completas e em tempo hábil pela Lei de Acesso a Informação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins