Audiência pública vai mostrar à população problemas e alternativas para a mobilidade urbana de Palmas

0
39

Encontros da segunda fase o PlanMob serão na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo e no Auditório da ETI Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III. Dez linhas de ônibus são retomadas em Palmas
Lia Mara/Secom Palmas
Os moradores de Palmas têm enfrentados diversos problemas com relação à mobilidade urbana, principalmente quem depende do transporte público. Para discutir esses problemas possíveis soluções, será realiza nesta sexta-feira (5) e sábado (6) a 2ª Audiência Pública para a construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O primeiro encontro será no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, Avenida na ACSU-SO 40 (Quadra 301 norte), às 14 horas. No sábado, a audiência vai ser realizada no Auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III, no mesmo horário. A ideia da iniciativa é definir metas e ações do sistema de mobilidade para próximos dez anos
Desde que a Prefeitura assumiu o serviço, em dezembro de 2022, e a empresas de transporte coletivo suspenderem a atuação, os problemas passaram a atrapalhar o cotidiano de quem pega ônibus diariamente. O último contratempo foi no dia 18 de abril, quando cerca de 30 ônibus pararam de rodar por falta de pagamento dos funcionários. Estações da região sul amanheceram lotadas e usuários cheios de reclamações.
Esse é um dos pontos abordados no plano, que também inclui o debate acerca das diversas formas de deslocamento pelas vias da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Uma semana após caos no transporte público, serviço ainda não foi normalizado nas estações em Palmas
Pontos de ônibus ficam lotados em Palmas após empresa suspender serviço por falta de pagamento
Prefeita de Palmas retira cobrança do transporte coletivo, mas ônibus continuam lotados
Transporte coletivo: promessas da prefeitura incluem ônibus novos com wi-fi e linha exclusiva para mulheres; confira
Nesta segunda audiência, será apresentado um diagnóstico da situação atual, que faz um panorama acerca dos problemas de mobilidade urbana existentes no município.
A apresentação desse diagnóstico, segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), vai permitir o planejamento de melhores alternativas para elaboração da política de mobilidade da cidade.
Além das discussões sobre as condições do transporte público, a ideia do PlanMob também inclui o debate sobre redução de acidentes de trânsito, legislação, emissão e consumo de energia e ainda os custos da mobilidade.
PlanMob em Palmas está na segunda fase
Divulgação/Secom Palmas
O Plano está atualmente na segunda fase, que é o diagnóstico de temas sobre os vários tipos de transporte existentes na cidade e organização das informações coletadas para a construção de uma base de dados, entre outras ações.
O PlanMob ainda vai passar pelas etapas de prognóstico, em que também deve ter a terceira audiência pública e formulação e aprovação do Plano de Mobilidade. Mais informações estão disponíveis neste link.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins