Entre os municípios que iniciam as atividades estão Paraíso do Tocantins e Porto Nacional; veja a lista. Em Palmas, aulas foram retomadas nesta segunda-feira (31)
Luciana Pires/Prefeitura de Palmas
Estudantes da rede municipal de 12 cidades do Tocantins começam o ano letivo 2022 nesta terça-feira (1º), conforme levantamento realizado pela União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO). As aulas são presenciais. Os milhares de alunos voltam às salas de aula nos seguintes municípios:
Bandeirantes do Tocantins
Carmolândia
Dianópolis
Ipueiras
Itapiratins
Paraíso do Tocantins
Porto Nacional
Rio da Conceição
Sampaio
Santa Rosa do Tocantins
Santa Terezinha do Tocantins
Silvanópolis
Dos 139 municípios do estado, apenas oito já tinham iniciado as atividades anteriormente. São eles: Tocantínia; Couto Magalhães; Cariri do Tocantins; Carrasco Bonito; Colinas do Tocantins; Gurupi; Oliveira de Fátima; Palmas.
A previsão é que as aulas comecem em mais seis cidades no início da próxima semana, no dia 7 de fevereiro.
Conforme o levantamento, 93 prefeituras optaram por seguir o calendário estadual, retomando as atividades apenas no dia 14 de fevereiro. Entre as justificativas para o adiamento estão preocupações com a transmissão da Covid-19 e também por causa dos danos causados pelas enchentes do começo do ano.
Segundo a Undime, 10 cidades não responderam o levantamento e outras sete disseram que optaram por manter as aulas em formato remoto neste primeiro momento.
Nesta segunda-feira (31) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) manifestou preocupação com o retorno presencial e pediu que as autoridades de saúde se mantenham vigilantes. Em Palmas, a prefeitura anunciou que deverá fazer ações de vacinação de crianças nas escolas a partir desta semana.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins