Crime ocorreu no dia 30 de agosto de 2018, em uma estrada de terra entre Miranorte e Rio dos Bois. São mais de 1.460 dias saber a motivação do crime e quem foi o mandante. Família de prefeito assassinado no Tocantins está sem respostas há 4 anos
O assassinato de Moisés Costa completa quatro anos sem resposta nesta terça-feira (30). Ele era prefeito de Miracema do Tocantins e foi encontrado morto com um tiro na cabeça, dentro da própria caminhonete, em uma estrada de terra. Para a família e sociedade são mais de 1.460 dias saber a motivação do crime e quem foi o mandante.
“Quatro anos desta luta constante, desta dor incalculável da família, essa procurar por uma resposta que nunca vem. O que nós fizemos nestes quatro anos foi cobrar da Secretaria de Segurança Pública, da investigação, do delegado o porquê disso que aconteceu com Moisés, o que aconteceu”, lamentou o Fidel Costa, irmão da vítima.
No dia do crime, Moises tinha ido visitar o prefeito de Miranorte do Tocantins. Funcionários ficaram aguardando em um posto de combustível para voltarem a Miracema, mas ele não retornou. O corpo foi localizado horas mais tarde no banco do passageiro da camionete.
LEIA TAMBÉM
Prefeito encontrado morto estava no banco do passageiro de caminhonete; celular e carteira não foram localizados
Polícia prende em MT suspeito de matar prefeito de Miracema do Tocantins
Em fevereiro de 2021, um homem foi preso suspeito de envolvimento no caso. Depois disso, nenhum avanço a mais foi apresentado pela polícia e o inquérito segue sem conclusão.
O caso do Moisés chama atenção por ser o único no Tocantins, em aberto, de um prefeito assassinado em pleno exercício do mandato. Quando o crime ocorreu, fazia um ano e oito meses, que ele havia assumido a gestão da cidade após ser eleito pela maioria da população.
Na cidade o prefeito era muito querido e os moradores chegaram a fazer uma passeata cobrando justiça.
Polícia interditou local onde a caminhonete foi encontrada, em 2018
Leal Júnior/Divulgação
A Secretaria de Segurança Pública, não passa informações sobre esse inquérito. Após ser procurada pela TV Anhanguera, a SSP enviou uma nota com a mesma informação dada nos últimos quatro anos.
O texto afirma que a investigação segue com a delegacia de homicídios, que se “esforça” na investigação e que as informações serão repassadas em momento oportuno.
Diante de um crime sem respostas, não existem palavras que confortem a família. “É uma página muito dolorosa que não tem como arrancar e jogar fora. A gente tem que enfrentar, mas para a dor amenizar para a família precisa saber o que aconteceu”, disse o irmão.
Moisés Costa da Silva é prefeito de Miracema
Divulgação/Prefeitura de Miracema
O que diz a Secretaria de Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) informa que a Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas, continua empreendendo todos os esforços na investigação que envolve a morte do ex-prefeito de Miracema, Moisés Costa da Silva.
Mais informações serão repassadas em tempo oportuno com intuito de não prejudicar o andamento das investigações.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins