Ronário dos Teclados é músico e atuante no setor da cultura, em Porto Nacional. Ele testou positivo para a Covid e ficou cerca de 15 dias na UTI de um hospital particular de Palmas. Ronário dos teclados vence Covid e faz vídeo de comemoração com enfermeiros
A equipe de saúde de um hospital particular de Palmas ‘caiu’ no forró para anunciar a alta de um paciente que se curou da Covid, nesta quarta-feira (30). A música animada tem tudo a ver com Ronário dos Teclados, de 46 anos, músico e atuante no setor cultural, de Porto Nacional.
O músico foi diagnosticado com a Covid no mês de junho e precisou de um leito de UTI. Após 15 dias, recebeu alta e também entrou na dança.
No vídeo, seis profissionais da saúde de um hospital particular de Palmas aparecem em fila, dançando uma música animada. A legenda diz: “Hoje a alta é dele”. Ao final, aparece Ronário, segurando uma placa: “Eu venci a Covid-19”.
Ronário está em casa se recuperando da doença. Com um pouco de dificuldades de respirar, ele se emociona ao lembrar dos momentos que passou após o diagnóstico da doença.
O músico conta que no dia 10 de junho começou a tossir. O sintoma coincidiu com o dia em que Ronário ajudava na arrecadação de livros usados para serem destinados a um colégio. Havia muita poeira e ele pensou que poderia ser uma reação alérgica.
A tosse aumentou e dias depois, ele sentiu dificuldades em respirar. “Começou a dar uma crise em mim, comecei a gritar por socorro, eu precisava de um carro urgente. Já fiquei perturbado, me faltava tanto que ar que eu chegava a quase desmaiar. Tinha hora que eu pedia para morrer. Me levaram para a UPA, de lá me mandaram direto para Palmas, minha saturação estava baixa”.
Ronário ficou por cerca de 15 dias na UTI e não precisou ser intubado. Os momentos de dificuldades geraram gratidão. O morador de Porto Nacional fala com carinho da equipe de saúde, que não desistiu dele.
“Me cuidaram como se fosse um irmão, como se fosse um membro da família deles, todos eles com carinho comigo. [Quando cheguei ao hospital] se eu não melhorasse em 15 minutos eles já estavam falando em intubar. Fiquei em desespero, estava ali sem a minha família, sem saber se ia voltar. Mas, Deus olhou para mim e disse’: ‘Meu filho, você não vai’. Toda hora vinha crise, mas eles estavam em cima de mim, me ajudando, sou muito grato”.
Em todo o estado, 180.023 pacientes se recuperaram da Covid-19 e 14.400 pessoas estão com o vírus ativo, com acompanhamento e isolamento, conforme informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde, nesta quarta-feira.
Desde o início da pandemia, o estado contabilizou 197.636 diagnósticos e 3.213 mortes.
Ronário dos teclados vence Covid e enfermeiros fazem vídeo para comemorar
Reprodução
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins