Tocantins tem janeiro mais chuvoso dos últimos 35 anos; mês foi marcado por enchentes

0
72

Meteorologias afirmam que não chovia tanto neste mês desde 1990. Previsão é de que chuva de uma trégua no começo de fevereiro, mas volte com força na segunda quinzena. Há 35 anos o Tocantins não registrava um mês de janeiro tão chuvoso
O Tocantins teve em 2022 o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 35 anos. A previsão é que os primeiros 15 dias de fevereiro tenham chuvas mais moderadas, mas existe a possibilidade de novas tempestades na segunda quinzena do mês. O começo do ano foi marcado por grandes enchentes.
“Significa que a cada 35 anos acontece uma chuva igual ou superior a esta que aconteceu no Tocantins e na região sudeste do Tocantins”, afirma o professor de recursos hídricos e ambientais Jair da Costa. “Há chances daquela chuva ‘de invernar’. Ficar três, quatro, cindo chovendo continuamente com grande volume de água”, completa.
Milhares de tocantinenses precisaram abandonar as próprias casas em todas as regiões do estado e muitos ainda seguem sem poder retornar por causa das cheias. A maioria está vivendo com amigos ou parentes, mas 35 pessoas ainda estão em abrigos públicos.
Palmas durante forte chuva no começo do ano
Reprodução/TV Anhanguera
Além disso, os impactos econômicos ainda são incertos. Os ribeirinhos já avaliam o ano como perdido, pois não terão como recuperar as plantações e pastagens antes da chegada da estiagem. As chuvas também romperam estradas e paralisaram o transporte de balsas, que ficaram sem ter onde atracar, por semanas.
“Neste momento a gente percebe que as águas do rio Tocantins começam a baixar. O padrão de chuvas agora é o normal para o período. Mas a gente continua acompanhando. A gente sabe que tem outro grande rio também, o rio Araguaia, que tem uma outra dinâmica, diferente, mas que com muita chuva ele também fica cheio”, diz o tenente coronel Evaristo Alves, da Defesa Civil.
Atualmente, 25 cidades seguem sendo monitoradas, a maioria na região norte do estado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins