Estado anuncia 20 novas vagas de UTI neonatais e pediátricas disponíveis para rede pública do TO

0
7

Leitos foram contratados junto ao Hospital Palmas Medical e serão geridos pela Central Estadual de Regulação do Tocantins. Leito de UTI neonatal
Reprodução/TV Globo
Foram anunciados nesta sexta-feira (27) 20 novos leitos de terapia intensivas pediátricas e neonatais disponíveis para a rede pública de saúde do Tocantins. Segundo o governo do estado, as vagas foram contratadas junto ao Hospital Palmas Medical e serão geridas pela Central Estadual de Regulação do Tocantins.
A demanda por leitos de UTI tem crescido no estado desde antes da pandemia de Covid-19 e se tornou um grave problema para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). No início de maio, por exemplo, uma menina de 13 anos morreu à espera de uma vaga.
Sem estrutura, equipamentos e profissionais disponível nos hospitais públicos o governo tem recorrido à contratação de leitos em hospitais particulares. No caso dos leitos adultos, de acordo com o Integra Saúde, são 77 vagas em hospitais públicos, sendo que 64 estão ocupadas nesta sexta-feira (27). Outras 45 estão na rede particular e quase todos estão ocupados.
Ocupação dos leitos neonatais e pediátricos em hospitais públicos do Tocantins
Reprodução/Integra Saúde
Em relação aos leitos pediátricos, com este anúncio, o Tocantins passa a totalizar 34 vagas. Oficialmente são 13 no Hospital Geral de Palmas (HGP), embora apenas oito apareçam no Integra Saúde, 10 no Hospital Municipal de Araguaína e 11 na rede particular. Nesta sexta-feira (27) há apenas uma vaga disponível.
Confira os números aqui.
Já em relação aos leitos neonatais, as 15 novas vagas somam-se aos existentes no Hospital e Maternidade Dona Regina (20), Hospital e Maternidade Cristo Rei (5) e Hospital Dom Orione de Araguaína (18), um total de 58. A situação deste público é mais tranquila, pois há 17 vagas.
“O Estado do Tocantins está ampliando a oferta dos serviços de saúde dentro dos seus limites territoriais. Estamos trabalhando para modernizar as estruturas de saúde e a rede privada está alavancando esse processo”, afirmou o secretário de Saúde, Afonso Piva.
Taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátricos e neonatais contratados
Integra Saúde Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins