Moradora de bairro sem asfalto resolve ensacar eletrodomésticos para evitar prejuízos: ‘Ventilador travou de tanta poeira’

0
36

Poeira não dá um minuto de sossego para os moradores do setor Água Fria, na região norte de Palmas. Bairro é antigo, mas depende de regularização e por isso não tem infraestrutura básica como asfalto. Moradores do setor Água Fria sofrem com poeira; asfalto só deve sair após regularização
A poeira tem tirado o sossego e a saúde dos moradores do setor Água Fria, na região norte de Palmas. O setor é antigo, mas ainda está em fase de regularização e por isso não tem infraestrutura básica como ruas asfaltadas. Para tentar amenizar os problemas e evitar prejuízos a aposentada Jocilene Alves resolveu ensacar todos os eletrodomésticos da casa.
“Faço para poder manter limpo porque a poeira é grande. Se eu não tampar, não cuidar dá problema no aparelho, no som, na TV. Até a geladeira. Tudo meu aqui é coberto por causa da poeira. O ventilador uma vez travou de tanta poeira que entrou e não rodava. Eu levei para alguém ver e falou: é só poeira aqui dentro”, disse a aposentada Jocilene Chaves.
Além de limpar a casa várias vezes ao longo do dia ela ainda precisa jogar água no quinta para reduzir o pó. A situação é ainda mais complicada porque ela tem dificuldade para se locomover e sofre de renite alérgica. “Espirro muito, muito mesmo. Não é pouco. Tenho problema de saúde, o nariz tampa, o olho fica lacrimejando. É uma coisa que só Deus”, disse.
Para a Thaise Moura também não tem sido fácil. Ela tem um filho de seis meses e para deixar as roupas limpas é uma verdadeira luta. “A roupinha do bebê é assim, eu estendo aqui com um pouco já tenho que tirar porque não tem condição, enche tudo de poeira”, disse a dona de casa.
Mulher precisou ensacar os eletrodomésticos para evitar problemas
Reprodução/TV Anhanguera
O problema da poeira acontece principalmente devido ao intenso tráfego de veículos em uma estrada de terra que dá acesso à mineradora de areia que fica na região. A situação é pior de segunda a sexta-feira, mas não para durante o fim de semana.
“Às vezes a gente faz quebra-molas, mas a máquina dos mineradores vem e arranca porque vai prejudicar o acesso de caminhão, vai quebrar caminhão. Eles não querem entender o que a gente passa aqui. São varias famílias que estão sofrendo com esse poeirão [sic]”, diz o funcionário público Gilson Santos.
Os moradores esperam por uma solução pra esses problemas. “Nem que seja o asfalto na principal, dessa avenida que dá sentido às dragas aqui. Já resolvia 90% da situação”, diz o servidor.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Palmas disse que só depois de finalizar a regularização fundiária é que o município pode buscar recursos para obras de infraestrutura como instalação de iluminação pública e a execução da pavimentação. Não foi dado um prazo de quando isso deve ocorrer.
Poeira praticamente esconde caminhão em estrada
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins