Posse de Wanderlei Barbosa será neste domingo (1º); veja o que pode mudar a partir de 2023 no executivo

0
13

Está em discussão nos bastidores que haverá a criação de quatro novas secretarias. Poucas mudanças devem marcar primeiros dias do novo mandato de Wanderlei Barbosa
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tomará posse na manhã deste domingo (1º) em solenidade na Assembleia Legislativa (Aleto) e para o primeiro mês deste novo mandato está prevista uma mini reforma no secretariado. Entretanto, a previsão é que em fevereiro o governo faça mudanças maiores.
Uma das possíveis mudanças é que está em discussão nos bastidores é a criação de quatro novas pastas. Veja quais são:
Governador Wanderlei Barbosa e o vice Laurez Moreira são diplomados
Arthur Girão/g1 Tocantins
Secretaria da Pesca, que deve ser desvinculada da Agricultura;
Secretaria das Cidades e Habitação, sem ligação com a Infraestrutura;
Secretaria da Mulher;
e um novo departamento, não se sabe ainda se será de primeiro ou segundo escalão, mas que vai cuidar diretamente de questões dos povos indígenas e quilombolas.
As pastas seriam para acompanhar as prioridades do governo federal, mas ainda não há nomes de gestores que estão à frente delas.
Além dessa possível novidade, também há informações que de os secretários atuais não devem colocar os cargos à disposição, como geralmente acontece em troca de mandatos. Isso seria decisão do próprio Wanderlei, para que os auxiliares estejam com ele durante a posse.
Apoio na Assembleia
O resultado das urnas foi favorável ao governo de Wanderlei, no que diz respeito à bancada de apoio na Assembleia Legislativa. Dos 24 deputados estaduais, sete são do mesmo partido do governador, o Republicanos.
Também estão na base três parlamentares do PL, dois do União Brasil, três do PSD, um do Solidariedade e outro do Cidadania. Os partidos PV, PSB, PSDB, PCdoB possuem um representante cada, que também apoiam o governador. Apenas um deputado se declara neutro, que faz parte do PSC.
Para o sociólogo e cientista político Sérgio Roberto, um legislativo independente é importante para que exista o equilíbrio entre os poderes.
“É muito importante que os parlamentares tenham autonomia para votar. Nesse aspecto, existe uma grande probabilidade de aprovação de projetos do governo. Se por um lado isso é muito bom, por outro a gente tem que tomar cuidado para não seja também subserviente ao executivo”, explicou o especialista.
Entre as pautas que devem ter atenção dos dois poderes, o sociólogo pontua o meio ambiente. “Elas não somente estão no cerne da discussão financeira, porque é a extração de um ecossistema sustentável, mas também na discussão de políticas públicas. E é por isso que o estado do Tocantins compondo essa região, vai ter protagonismo em 2023”, completou.
LEIA TAMBÉM:
Veja como será a posse do governador Wanderlei Barbosa e do vice Laurez Moreira no dia 1º de janeiro
Governador Wanderlei Barbosa é diplomado pelo TRE Tocantins
Governador sanciona leis que aumentam próprio salário para R$ 28 mil e dos deputados para R$ 34,7 mil
Como será a posse
A posse do governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice, Laurez Moreira (PDT), começa a partir das 8h30. O acesso para o evento vai obedecer protocolos do cerimonial da Assembleia Legislativa.
O g1 vai transmitir a toda a solenidade ao vivo.
Depois da cerimônia, o governador fará um pronunciamento público na entrada da ala norte do Palácio Araguaia, para marcar o início do mandato. O evento está marcado para as 9h30.
Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), o pronunciamento será aberto ao público.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins